O pescoço da criação #Mulheres2012



Por Mia Sodré

Eu nunca dei a mínima pra o dia internacional da mulher por um simples motivo: para mim todo dia é dia da mulher. Não estou falando isso só pra ser do contra e dizer que o dia dedicado às mulheres não têm tanta importância assim. Estou dizendo isso porque é verdade. Desde os primórdios da humanidade são as mulheres que movem o mundo. Infelizmente nem sempre pudemos tomar nossas decisões diretamente - já que a versão bíblica de que a mulher só serve como enfeite e para fins de procriação ferrou com nosso direito de independência desde sempre - mas sempre as tomamos indiretamente. Ou seja, na base da manipulação mesmo.

Se Darwin e sua teoria de que nos adaptamos conforme o ambiente e apenas os mais fortes sobrevivem estava certo então é correto dizer que a mulher, com o passar dos anos, criou um forte instinto de sobrevivência através da manipulação. Tanto que às vezes uma mulher nem sabe ao certo que está manipulando alguém, mas sim ela está e nem se dá conta. Isso porque dizer que uma mulher é manipuladora e dizer que uma mulher é mulher é a mesma coisa. Não que ser manipuladora seja ruim. Manipular as coisas é ter controle das situações e conduzi-las com sutileza até seu objetivo. Nada de mais nisso. Apenas sobrevivência.

Há uma frase no filme Casamento Grego (aliás, filme antigo mas recomendadíssimo) que diz: o homem é a cabeça mas a mulher é o pescoço, e o pescoço pode virar a cabeça pra o lado que ele quiser. Essa é uma verdade incontestável. Veja por exemplo as histórias de Ester, Madame de Pompadour, Maria Antonieta, Joana D'Arc, Elizabeth I, entre tantas outras mulheres que comandaram parte da história do mundo em seus tempos. Basta ler essa matéria da Superinteressante para entender o porquê as mulheres comandam o mundo. É uma questão genética e apesar de toda a "castração" que o machismo (aliado à igreja) fez e ainda faz com as mulheres, cada vez mais tomamos espaço.

Note-se que eu não sou feminista. Sou anti-sexista: acredito na igualdade das pessoas, independente de elas serem portadoras do cromossomo X ou Y. Mas é fato de que a mulher sempre foi oprimida na história. Poucas foram as que realmente se destacaram, as que deram a cara a tapa. Mas é fato também de que a real opressão às mulheres se espalhou nos tempos bíblicos. (Nada contra a Bíblia, afinal eu sou cristã, mas que a Bíblia é um livro muito machista, isso é.) Nas sociedades mais antigas a mulher era reverenciada como um ser divino, a quem tinha o "poder" de trazer crianças ao mundo, de gerá-las, de criar os futuros guerreiros da humanidade. Partindo desse princípio podemos afirmar que a sociedade regrediu - e muito - nos últimos dois milênios.

Freud só ajudou a reforçar toda a base de uma sociedade machista ao afirmar que a mulher invejava o pênis. Sim, Freud era extremamente machista e particularmente eu não gosto dele nem de suas teorias. Claro que algumas são válidas, mas este não é o caso. Na série Desperate Housewives, há uma cena em que Bree está em uma consulta com um psicólogo em que há o seguinte diálogo:






Teorias freudianas à parte o fato é que sim, a mulher tem ganhado espaço na sociedade e está cada vez mais se libertando do estereótipo de fabricadora de gente para o de mentora do mundo. Quanto a mim? Eu tenho orgulho em ser mulher e satisfação por não ser homem. Porque a mão que balança o berço é a mão que rege o mundo. E essa é a verdade.


Mia Sodré é de Viamão-RS e escreve no blog Wink.

Facebook: Mia Sodré
Blog Wink: http://miasodre.blogspot.com/

Comentários