O Homem que Matou Getúlio Vargas


Acabei de ler hoje O Homem que Matou Getúlio Vargas, do Jô Soares, mesmo que com um certo atraso. A preguiça de leitura que às vezes me invade fez-se presente nos últimos dias, e isso me fez encostar o livro na estante por quase 60 dias. Depois que retomei a leitura, bastaram 3 dias para que eu concluísse totalmente o livro. Depois de ler O Xangô de Baker Street (como eu já contei aqui) fiquei tão interessado nos livros do Jô que saí comprando os outros. E não me arrependi em nenhum momento!

Dimitri Borja Korozec é um anarquista formado pelas melhores escolas de terrorismo da Europa. Tem uma incrível capacidade de tiro e uma grande facilidade para aprender idiomas. Além disso nutre ódio mortal por ditadores, onde quer que eles estejam. Basta saber da existência de um tirano que esteja oprimindo o povo para que o desejo de fazer justiça com as próprias mãos surja em Dimitri. Isso por si só faria dele o homem perfeito para praticar atentados pelo mundo afora, não fosse por um único problema: sua "propensão natural à catástrofe". Dimitri é o homem certo nas horas erradas. Por ser totalmente desastrado erra todos os planos que elabora. Sempre haverá, no último minuto - ou no último segundo - algo que faça com que os planos de Dimitri fracassem. Dimitri viaja pelo mundo, sempre em busca de fazer justiça, e em cada lugar que vai tem histórias a contar, até que numa dessas histórias ele chega ao Brasil em pleno Estado Novo de Getúlio Vargas.

Bom, o livro foi escrito pelo Jô Soares, o melhor humorista brasileiro (na minha opinião). Isso por si só já dá uma boa ideia do conteúdo do livro. Cenas hilárias, que me faziam rir sozinho dentro do ônibus e metrô são mescladas com detalhes históricos importantíssimos do mundo, e principalmente do Rio de Janeiro dos anos 30. Nesse livro, o Jô se mostrou um grande conhecedor de História Geral, traçando com riqueza de detalhes um período de 40 anos da história recente.

Enfim, recomendo a leitura de O Homem que Matou Getúlio Vargas. É uma forma diferente de conhecer a história do Brasil, e parte da História Geral. Vale a pena!

Comentários