Coletiva de blogueiros com André Vianco


@wesleytalaveira Conforme eu divulguei semana passada no meu blog pessoal, participei hoje da coletiva para blogueiros organizada pelo escritor André Vianco, na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte. Detalhe que logo no começo levamos um susto, pois ninguém na Saraiva do Center Norte sabia da coletiva. Mas com uns 10, 15 minutos as coisas se acertaram.

Na coletiva o escritor apresentou o novo livro. O Caso Laura é um roteiro para cinema que acabou virando livro, e foge totalmente do perfil que o consagrou, com histórias sobre vampiros, apesar de continuar fazendo tramas cheias de mistérios e segredos a serem relevados.

Além de falar sobre o livro, o André Vianco respondeu perguntas dos blogueiros. Falou sobre suas motivações, escritores que o inspiram, falou sobre a espiritualidade, tão presente em seus livros. Numa pergunta que fazia referência aos temas vampirescos, ele falou sobre as críticas que as histórias de vampiros recebem, principalmente da parte de pessoas avessas à saga Crepúsculo, da escritora americana Stephenie Meyer. Um dos grandes erros de quem não conhece a literatura de Andre Vianco é rotular qualquer livro sobre vampiros como "modinha". Aproveitei esse tema da resistência dos leitores a temas de vampiros e fiz a ele a seguinte pergunta: "sabemos que muitos brasileiros são resistentes ao que é produzido aqui, seja livro ou outros produtos. Você encontrou essa resistência no começo da carreira?" Ele disse que o leitor não tem resistência à procedência do autor, mas as editoras sim, pelo menos até há bem pouco tempo atrás. Por várias vezes, quando ele procurou editoras para publicar seus livros, ouvia a seguinte resposta: "Você escreve ficção para adultos? Não vai vender". Levou um tempo para que as editoras acreditassem no talento dele, e passassem a investir na história dos vampiros portugueses.

Enfim, a coletiva foi muito boa. Só o fato de ele reservar um tempo para os blogueiros (acho que ele o primeiro escritor brasileiro a fazer isso) mostra como ele leva a blogosfera a sério, isso sem falar no cuidado que tiveram em desenvolver crachás personalizados para cada um dos participantes. Para ele, os blogs funcionam quase como um "boca a boca" virtual, onde cada texto escrito gera novos leitores, que divulgam em outros blogs e geram outros interessados, e daí por diante.

Algumas fotos estão também no blog da Gabi Linus, que eu conheci alguns dias antes da coletiva. Vi também um pessoal por lá gravando vídeos, que com certeza deverão estar no site ou no blog do André Vianco. Assim que estiverem disponíveis coloco aqui!

Vejam algumas fotos:
Coletiva com André Vianco
Blogueiros presentes na coletiva, entre eles a @gabillinus e o @bentoqasual

Crachá para a coletiva

Detalhe do crachá

Comentários