O Tempo Está Passando, ou Porque Resolvi Retomar o Blog


Já passam de meia noite do dia 02 de novembro de 2023. Tá, escolher o dia dos mortos para trazer algo de novo a vida é, no mínimo, bem incoerente. Mas fazer o que? Eu sou incoerente, mesmo. Sempre fui, e a essa altura da vida, acho que vou continuar sendo.

Aliás, é a frase "a essa altura da vida" que me fez querer retomar o blog. Entrei aqui pra tentar reorganizar a cabeça e meus pensamentos, e comecei a reler o que já publiquei, os posts que estão nos rascunhos - tenho mais de mil posts nos rascunhos, alguns que já foram publicados e retirados, outros que nunca publiquei - e percebi que as coisas mudaram bastante nos últimos anos, pra mim e para o mundo. 

Na página de apresentação do blog falo sobre meus CDs organizados na minha estante, mas agora, em 2023, quem ainda ouve CD? Eu mesmo, faz tempo que não pego nenhum dos meus pra ouvir. Quando quero uma música legal pego minha playlist no Deezer. 

Quando comecei esse blog, há 16 anos, eu não tinha sobrinha, devia ter uns 10 quilos a menos, estava em outro momento da vida. De lá pra cá tanta coisa mudou.

Agora estou perto dos 40 anos. 

Caraca, 40 anos! Bom, 38 ainda, mas já posso ver uma porta entreaberta, com o número 40, e uma placa de bem vindo. O que quero dizer é que estou sentindo o tempo passar. Passar rápido. Já tenho muito mais cabelos brancos do que gostaria de ter. Começo a ter que me preocupar com coisas relacionadas à minha saúde que não me ocupavam muito tempo do meu dia, antes. Ter uma doença autoimune me custa muito mais agora do que custava antes. Vir de uma família que é um celeiro de doenças congênitas me obriga a me preocupar muito mais com coisas como hipertensão, coração, rinite, sinusite, etc. 

Mas, pra além da saúde, eu percebo o mundo mudando. Sinto uma necessidade absurda de tentar me atualizar, para não  ser o velho saudosista do "ah, no meu tempo era melhor". Agora sou considerado cringe em muitas coisas que gosto. Ou dizer cringe também já está fora de moda? Tá vendo, nem sei quais palavras devem ser usadas no momento atual. Como vou saber como enfrentar o mundo daqui pra frente? 

Meu trabalho provavelmente será feito por uma IA num futuro nem tão distante assim. O que eu vou fazer depois? Com o que vou trabalhar? Sinto essa necessidade de estar preparado, de estar atualizado com as transformações tecnológicas do mundo, de estar atualizado. Estar pronto. Mas pronto para o que? Como a gente se prepara para algo que vai acontecer, mas que não sabemos o que será? São tantas transformações acontecendo de forma tão rápida que a gente não sabe como lidar com tudo isso. 

E aí a forma que escolho para desabafar sobre tudo isso, para organizar a minha cabeça e tentar me entender e entender o mundo que me cerca é... Escrevendo num blog! Quem ainda lê blogs hoje em dia? Correndo o risco de ser saudosista - o que acabei de dizer que não quero ser, mas num mundo de tiktokers, de reels, num mundo cada vez mais visual e com menos tempo para se aprofundar em conteúdos, onde as grandes apostas são em conteúdos cada vez mais curtos, talvez ninguém leia o que escrevo aqui. 

Bom, talvez nem eu mesmo leia depois de publicar. 

Não tenho mais a vaidade de fazer esse espaço ser conhecido. Já tive, e muito, e ate consegui em algumas vezes, como quando ganhei o Top Blog 2013 com esse blog na categoria Variedades - alguém lembra? Não tem importância. Ou quando usei meu lado Pedro Bial e entrevistei desde políticos a garotas de programa, e tive o privilégio de conversar aqui com pessoas como o deputado federal Ivan Valente, a atriz Larissa Vereza, a banda inglesa Eutopia, o Inri Cristo, a influencer Tessália Serigheli (que na época era a tuiteira mais famosa do Brasil e participou de uma edição do BBB), a ex-VJ da MTV Soninha Francine. Quando por mais de 7 anos, todo mês de março, o espaço Mulheres Com Novas Ideias, que reunia as principais blogueiras do Brasil num contexto que ainda era predominantemente masculino para abordar temas como machismo, desigualdade entre homens e mulheres e outros temas. Quando, por causa desse blog, fui convidado para escrever no blog de humor Insoonia, que era na época um dos mais visitados do Brasil - isso me deu uma certa fama na internet na época. Quando, graças a relevância que esse blog vinha alcançando, fui convidado para eventos políticos como debates de candidatos e eventos de campanha, inclusive de um certo deputado federal que se intitula defensor do consumidor... Ou quando esse blog foi reconhecido pela blogosfera como um dos blogs mais antigos ainda em atividade. Sim, já tive meus 15 minutos de fama com esse blog, mas hoje em dia acho que é até melhor que pouca gente saiba da existência disso aqui.  Se me acham confuso sem me conhecer, lendo o que escrevo vão ter certeza. 

Mas enfim, esse é só um primeiro texto de retorno, tão confuso quanto minha cabeça nesse momento. Aos poucos vou reorganizando o espaço - e as ideias. 

Se você chegou até aqui, retire seu prêmio no QR Code abaixo e... Não, não tem prêmio nenhum. Desculpe! rs

Comentários