Entrevista com Deus



(Terminam os comerciais. Entra a vinheta de abertura do programa)

Apresentador: Pronto, pessoal, voltamos! E agora voltamos com tudo, porque nosso convidado é mais do que especial! (Fala em tom de suspense)

(Plateia): oooooh!

Apresentador: Sim, é isso mesmo! As coisas mais belas desse mundo e as maiores atrocidades humanas já foram feitas em nome Dele. Por causa dele pessoas mudaram suas vidas e outras mataram inocentes. Deus, Alá, Brahma, Senhor ou Jeová dependendo da religião, é talvez a figura mais controversa da história. Milhões de crenças no mundo pensam ter a fórmula correta para chegar a ele. Em nome dele igrejas são abertas diariamente. Líderes enriquecem e pessoas simples empobrecem. Para chegar ao nosso convidado as pessoas criam cultos, rituais, magias, caminhos e uma infinidade de formas de alcançar o divino. Mas será que é tão difícil assim esse contato? Nossa produção foi pesquisar, e o resultado é algo totalmente inesperado. Olha só!


(Toca a vinheta novamente. Entra o vídeo com a entrevista. Entrevistador veste camiseta polo azul e calça jeans. Ao lado dele, uma garota de uns 22 anos, cabelos pretos longos até a altura dos ombros. Magra, de aproximadamente 1,60m. Pele em tom pardo. Usa calça jeans clara, camiseta "baby look" branca com o texto "I'm Here" em letras pretas. Pouca maquiagem, batom leve. Usa um tênis branco e nos braços tem uma pulseira simples. Tem ar de garota inocente. Sorri meio sem jeito. Ambos estão sentados num banco de praça de alguma avenida tranquila. Ao fundo, crianças passeiam de bicicleta. O entrevistador está sentado de lado com as pernas cruzadas. A garota mantém as pernas juntas e ambas as mãos apoiadas no banco )

Entrevistador: sim, meus amigos, não tenho a menor dúvida que vocês irão se impressionar, assim como eu me impressionei quando a conheci. De início não acreditei que essa menina fosse quem diz ser, mas ela provou estar falando a verdade, então vamos lá. Essa garota ao meu lado é ninguém menos que Jeová, o Deus Todo Poderoso!

(Garota sorri e abana para a câmera)


Entrevistador: Eu tentei de todas as formas começar a nossa conversa sem mencionar minha surpresa ao te conhecer, mas não consegui. Sinceramente, você é muito diferente de tudo o que eu imaginei a vida toda sobre Deus...
Deus: (sorrindo) Sério? Sabe que sempre me dizem isso? Na verdade até já me acostumei, as pessoas nem sempre me imaginam da forma correta.


Entrevistador: Sim, as pessoas pensam em Deus como um homem...
Deus: ...maduro de uns sessenta anos, meio gordo, de barbas longas e brancas, cara de bonzinho. Então, esse não é Deus. Esse é o Hermeto Pascoal (risos).


Mas você tem sempre essa fisionomia? Porque você não combina nem um pouco com o Deus Poderoso de guerra do Antigo Testamento, muito menos com o Pai de Jesus Cristo do Novo Testamento.
Depende. Gosto de me mostrar assim. Impressiona. Alias, adoro frustrar expectativas. A pessoa vem cheia de imagens sobre mim e páááá! Sou totalmente o oposto. Sobre as imagens antigas, a gente precisa entender que o que se diz na Bíblia - que eu aliás nunca li inteira - se passa em épocas muito antigas, em culturas muito diferentes da atual. No Antigo Testamento a cultura da época era a do "olho por olho", a da guerra, a de resolver as coisas na conquista física. Por que eu iria chamar as pessoas ao diálogo se a forma como se resolviam as coisas era com a guerra? Estamos falando de um mundo bárbaro, um mundo sem qualquer noção de direitos humanos. Eu não sou um extraterrestre para tentar fazer algo totalmente desproporcional. Se as coisas se resolviam na guerra, eu estava na guerra com eles. Quando vi que a coisa tinha se perdido totalmente, que os homens estavam completamente sem rumo, andando sozinhos, achei que era a hora de voltar pra cá, tentar me reconectar com vocês, tentar entender como era viver aqui. Essa era uma sociedade totalmente patriarcal, focada na figura do pai, que sonha em ter um filho homem. Se eu viesse aqui como uma menina de 22 anos ninguém me ouviria. Se eu viesse como um guerreiro forte os mais simples teriam medo de mim. Por isso vim como o "filho de Deus", pra me conectar com os que se sentiam sozinhos, sem uma figura paterna. Não vim como o Pai. Vim como o cara que tinha contato com o Pai. entende?


Mas então não seria mais correto lhe chamar de "Deusa", já que você é mulher?
Mas eu não sou mulher. Nem homem. É complicado de explicar. Aliás, tudo que me envolve é meio complicado, mas um dia vocês entenderão. Sou mais complexa do que se poderia definir em palavras. Não sou humana, mas não sou um espírito. Gosto de dizer apenas que "Eu Sou". É o que? Quem? Não tem como explicar. Apenas sentir. Saca?

Entendi. Agora, mudando um pouco de assunto, como você nasceu? Quem criou Deus?
Cara, sabe que eu não sei? Não tenho nenhuma recordação da minha infância, nem uma foto, nem nada. Nunca nem vi meus pais, sei lá. Não lembro de nada que se remeta a um passado meu. Só me lembro de estar aqui desde sempre. Estranho, né?


Foi você quem realmente criou o mundo?
Bom, de algum lugar tudo isso aqui saiu, né? Eu tava meio sem ter o que fazer, os anjos ocupados ensaiando, aí pensei: poxa, preciso arrumar alguma coisa pra fazer, senão vou cair num tédio insuportável! Aí mexi numas células, coisa aqui e ali, muitos fenômenos químicos e físicos, e quando vi aconteceram umas explosões malucas. Coisa linda de ver! Aí depois surgiu uma imensidão de água, com superfície, e eu pensei "noooossa, que que é isso, velho?" Haha Mas era bem bonito. Visto de cima, então, uma obra de arte.


Mas pera, você não criou o planeta Terra em seis dias e descansou no sétimo, como diz na Bíblia?
Uau, vou entender isso como um elogio! Esse planeta levou 4,5 bilhões de anos pra adquirir a forma que tem e você diz que eu fiz em seis dias! Rapaz! (risos). Mas falando serio, essa história de fazer em seis dias e descansar no sétimo é só uma lenda. Uma "alegoria", se você prefere. Até porque uma das atribuições de Deus é nunca se cansar, e mesmo que eu cansasse não tenho onde tirar férias! 


Mas e a história de Adão e Eva, paraíso, pecado, etc?
Sabe que já li essa história e achei até fofa? Tão bonitinha, homem e mulher peladinhos num Paraíso cheio de plantas bonitas, animaizinhos pulando pelos campos, borboletas por todos os lados, cobras voando... Mas essa história é meio fraquinha, sabe? Serve só como ilustração, mesmo!


É verdade que seu povo preferido é Israel, descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, povo para quem o Messias foi prometido, etc?
Ah, Israel já mudou tanto! De vez em quando Moisés me conta umas histórias tão engraçadas sobre esse pessoal. Até bezerro de ouro já fizeram! Ainda bem que hoje em dia é um país evoluído, rico, com gente bonita. Só podiam ser menos violentos, né? Ainda mais com os palestinos! Deixa aquele pessoal construir casa na Faixa de Gaza, poxa! É até melhor pra dar uma vida naquele lugar, só tem areia naquilo! Ah, e pra vocês que são jovens, sabiam que eles tem umas baladas fantásticas lá? Já fui, mas não vou porque não suporto barulho. Já basta ter que suportar umas igrejas por aí que gritam o tempo todo. 


Tantas religiões foram criadas no mundo com o objetivo de chegar até você. É tão difícil assim?
Ué, você teve dificuldade de falar comigo?


Hmm, não!
Então, não sei porque essa gente complica tanto as coisas. Quando você quer falar com alguém o que você faz? Procura a pessoa e fala. Simples. Fala, pô! Tô ouvindo. Inventaram uma infinidade de religiões, rituais,  intercessores, fórmulas, caminhos, rezas, passos, receitas para falar comigo. As vezes eu dou risada, mas tem dias que me irrito com essas coisas. Vejo gente fazendo as maiores bizarrices pra falar comigo, subindo escada de joelho, andando quilômetros, e eu aqui, olhando para o infeliz e pensando: era só você começar a falar... 


Mas as vezes você demora pra responder...
Olha, não é que eu demoro pra responder. É que eu não respondo, mesmo! O WiFi no ceu não é dos melhores e o 4G da Tim é horrível, então as vezes fico sem Whats (risos). Brincadeiras à parte, gosto de ouvir as pessoas falarem comigo, mas não respondo ninguém. Até fico junto à pessoa, ao lado, seguro na mão e etc, mas não dou resposta. Prefiro não interferir na vida de ninguém, sabe? É melhor você mesmo procurar sua resposta dentro de você, com maturidade e responsabilidade. E nas decisões que você tomar #tamujunto (faz sinal de V com os dedos indicador e médio).


Mas e as pessoas que se dizem "seus mensageiros"?
Não briguei com ninguém pra precisar de mensageiros pra falar alguma coisa. Se eu quisesse eu mesmo falaria com ela, ué. Só que não falo com ninguém, como já expliquei na pergunta anterior.


Você tem representantes na Terra?
Hmm, não. Prefiro eu mesmo tratar pessoalmente quando tenho alguma coisa pra resolver com alguém aí. Essa história de escolher representantes nem sempre dá certo. Esse pessoal distorce o que você diz, sabe. Sou adepto do "faça você mesmo".


E o Malafaia? Não te representa?
Quem é esse?


Silas Malafaia, da TV...
Não sei quem é. É algum participante desses realities de TV? Acho que nunca nem vi esse nome.


Não, Deus! Também é pastor, da Assembleia de Deus, etc.
Vixe, agora é que não sei mesmo quem é haha É que eu não tenho acompanhado muito esses pastores ultimamente, sabe? Não sei quem ainda é, quem deixou de ser, quem virou pastor agora. Como essa gente briga, né? Separam, brigam e separam de novo, depois brigam e separam mais uma vez... Ah, desisti! Falei: "quer saber? Se resolvam aí que eu tô em outra".


Em outra? Em qual?
Não, não é em nenhuma outra igreja! Agora me considero uma "personal God". Chique, né? Gosto de acompanhar esses que me procuram por conta própria, sem o agenciamento de nenhum líder nem a autorização de nenhuma religião. 


O que acha do Papa Francisco?
Ai, amo ele! Ele tem uma cara engraçada, né? Parece que quer rir o tempo todo. Fofo! São Francisco de Asis adora ele.


Mas na Idade Média se acreditava que a Igreja Católica era sua representante na Terra, e o Papa era representante de Jesus.
Claro que não! Já viu as roupas que aqueles Papas usavam? Se quando eu vim da primeira vez fiquei no meio do mato num frio da por... Eita, não posso falar palavrão. Enfim, fiquei num frio terrível, porque eu iria agora querer luxo, ostentação?


Aliás, só agora percebi que estou lhe chamando de você o tempo todo. Os judeus antigos tinham tanto cuidado, sequer pronunciavam seu nome, e eu lhe chamando de "você"...
Mas pode chamar. Sou de casa haha Antigamente tinham tanta chatice com meu nome. Até entendo que era por respeito e tals, mas nossa, nem precisava de tanto. Pode me chamar de você, vc, moça, Deus, como quiser! rs


Você ama os gays?
Nossa, sabe que eu A-DO-RO essa alegria toda deles? Por que eu teria algo contra a homossexualidade?


Mas não dizem que é pecado o casamento entre pessoas do mesmo sexo?
Olha, sendo entre humanos, a decisão é de vocês. Homem e homem, mulher e mulher, homem e mulher, dois homens e uma mulher, fiquem à vontade. Só me convida pra cerimônia. Eu amo casamentos! Ah, e não é por nada não, mas quando eu vou nas festas as vezes faço um open bar de vinho... hahaha


E é a favor de eles adotarem crianças?
E o que há diferente em um gay que o impeça de fazer alguma coisa que um hétero faz? Adotem crianças, adotem animais, cuidem de velhos, comprem, vendam, façam o que vocês bem entenderem. 


A vida no ceu não é meio tediosa?
Olha, tava ficando, viu! Aí chamei uma galera boa aqui e a coisa ficou mais animada. Há pouco tempo chegou aquele cara que fazia aquele jornal, alguma coisa Rezende. Chegou na porta gritando "corta pra mim aqui, Deus". O pessoal se irritou na hora, mas ele é de boa. Entrou sem problemas. Quanto a coisa aqui ser tediosa, no geral não tenho do que reclamar. Tenho boa música - aliás, como a Amy Winehouse canta bem, hein?! E Janis Joplin, então? Maaaano! E semana passada Renato Russo fez um acústico aqui pra gente, coisa finíssima!  Tô bem acompanhado. Agora tô muito afim de trazer o Sílvio Santos pra cá. Imagina ele e Hebe juntos? Mas o cara não dá brecha. Difícil!


Deus, alguma coisa te chateia?
Hmm, não muitas coisas, viu? Sou bem resistente. Mas tem coisas que as vezes me deixam meio assim, tipo quando vejo alguém se desmerecer, se sentir menor do que realmente é. Tipo mulher que se sente inferior por ser negra, por ser pobre, por ser mãe solteira, por ser baixinha, gordinha, e por aí vai. Olho pra pessoa e penso: véi, cê tem tanto potencial, tão inteligente, tão linda, tão forte, e se desmerecendo assim? Vai pra cima. Passa por cima do passado, vence o que te puxa pra baixo. Não existe situação, sofrimento, trauma do passado que tenha força o suficiente de te segurar. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Eu tô do seu lado sempre. Se sua intenção é boa, eu tô do seu lado. Vamos, caminha! Vai em frente!


Já que você falou em traumas e sofrimentos, preciso perguntar: porque as pessoas sofrem? Por que parentes queridos morrem, enfim, por que há o sofrimento?
Veja bem, eu não sou a pílula que trás felicidade instantânea. O nome disso é Viagra (risos). Mas falando sério, o mundo é difícil mesmo, cara. Tirando eu e o Sarney, todos morrem um dia. Alguns mais cedo do que deviam, outros depois de viverem muitas experiências. Alguns de forma injusta, vítima de violência, bala perdida. Sabe como se chama isso? Existência humana. faz parte da vida, cara. Uma vez que você nasceu, tá sujeito a essas coisas, infelizmente. Eu seria muito babaca se ficasse controlando um por um na forma como leva a vida, protegendo, evitando passar por sofrimento. O que vocês devem pensar quando perdem um parente querido é o seguinte: ao invés de lamentar pela morte dele, se lembre dos momentos bons que teve com essa pessoa. E são esses momentos bons que vão te fazer ver a vida de outra forma. É tão bom ter boas lembranças de alguém, não é? E, nessas boas lembranças, conte com meu abraço, meu aperto de mão, meu apoio. Saudade é um dos sentimentos mais puros e nobres da humanidade. Aproveitem, desfrutem a saudade, ela é linda!

Pra encerrar: o senhor existe mesmo?
Sabe que as vezes tenho essa dúvida? Não tem espelho no ceu pra eu me ver, cara, acredita? As vezes eu fico pensando: será que eu sou mesmo Deus, o Todo Poderoso Jeová ou sou só uma louca, igual aquele Inri Cristo? Sei lá, mas em todo caso vou levando. Um dia a gente descobre. Ou não, vai saber...

Comentários