#Livros O Chamado do Cuco



Já fazia uns meses que não passava por aqui... Pura falta de tempo, mesmo. Mas estou de volta, e hoje que comentar o livro que acabei de ler, O Chamado do Cuco, de Roberth Galbraith - na verdade pseudônimo de J.K. Rowling. Ganhei esse livro em 2013, quando ainda era lançamento, e só vim ler agora, devido ter outros livros para ler antes e também por não gostar de ler nada que ainda seja "modinha". Esperei pararem de falar no livro para lê-lo. 

Lula Laundry é uma modelo famosa e requisitada pela mídia inglesa. Conseguiu conquistar seu espaço no mundo concorridíssimo da moda mesmo sendo uma das únicas negras em um universo povoado por mulheres de pele clara e cabelo loiro. Dona de uma beleza e sensualidade sem igual, Lula é, como é de se esperar entre pessoas que alcançam a riqueza muito cedo, uma garota perturbada. Adotada por uma família rica de Londres, Lula começa uma busca por vestígios que a levem a sua família verdadeira, e descobre raízes africanas que ela jura ter. Mas, inexplicavelmente, numa madrugada fria do inverno europeu, na mesma madrugada em que o rapper Deeby Mac iria visitar a Inglaterra e se hospedar no mesmo condomínio onde a modelo mora, Lula é encontrada morta, caída de seu apartamento na neve. Apenas a vizinha Tansy Bestigui a vê morta e, mesmo seminua, corre para fora para gritar e pedir ajuda. Poucos meses depois, a Policia conclui que Lula se suicidou e dá o caso por encerrado. Mas o irmão de Lula, John Bristow, não aceita que a irmã tenha se suicidado e resolve contratar um detetive particular para investigar novamente o caso, e é onde entra o ex-soldado Cormoran Strike. Filho de um grande astro do rock inglês, Strike não está num bom momento pessoal: cheio de dívidas, um noivado recém rompido e a carreira cada vez mais em baixa. Mas mesmo assim resolve aceitar o caso, mais pela quantia em dinheiro que Bristow lhe ofereceu do que pelo desejo de investigar, realmente. E, com ajuda de sua assistente temporária Robin (a quem ele resiste à tentação de ligar ao famoso assistente do Batman), Strike mergulha num caso muito mais complexo do que pensava ser, com intrigas familiares, rancor, loucuras, além de ser forçado a conhecer de perto o mundo da moda inglesa, cercado de pessoas ricas e ao mesmo tempo vazias. Tudo isso no ambiente melancólico e frio do inverno inglês, cheio de ruas estreitas e pubs clandestinos. 

Confesso que a história é cansativa no começo (opinião compartilhada com várias pessoas que já leram). Decidi ir até o fim mais pelo fato de ter ganhado o livro de uma pessoa que considero bastante, e que provavelmente não iria gostar se soubesse que teve o trabalho de comprar o livro para saber que desisti pela metade. E ainda bem que continuei, pois a história fica cada vez mais impressionante. Impossível não se envolver e tentar juntar as peças para tentar descobrir, junto com Strike, se Lula realmente se suicidou ou se foi assassinada, e se foi, por quem. Claro, sua linda assistente Robin dá um toque a mais na história com sua sagacidade e vontade de trabalhar num ramo que ela admira, mas não conhece. Duvido alguém não ter ficado apreensivo com a possibilidade de Strike perdê-la por conta do novo emprego que ela consegue... rs

Enfim, a história é boa. Talvez o começo lento seja característico de quem não está habituado a escrever romances policiais - preciso lembrar que J.K. Rowlling é a autora da série Harry Potter? - mas o enredo da história mostra uma autora que sabe escrever - isso é indiscutível - e conhece muito bem o assunto que trata. Vale a pena a leitura. 

Indico!

Comentários