#Livos: Casa de Areia e Névoa



Acabei de ler hoje Casa de Areia e Névoa, de André Dubus III, publicado no Brasil pela Editora Record. Sim, eu já conhecia toda a história devido ao filme de mesmo nome com a Jennifer Connely, mas a sensação de ler o livro é muito diferente. E posso dizer que não me arrependi nem um pouco. 

Massoud Amir Behrani é um ex-coronel da Força Aérea Iraniana e membro da guarda pessoal do Xá. Quando o Irã passa pela Revolução Islâmica o ex-coronel é obrigado a fugir de seu país, com sua família, e se exilar nos EUA, onde tentam a todo custo se estabelecer. Behrani faz trabalhos braçais e tenta, com o pouco dinheiro que resta, comprar uma casa onde pudesse viver, se não com o mesmo luxo de seus tempos no Irã, pelo menos com alguma dignidade. É nessas buscas que encontra uma casa colocada a leilão com um preço incrivelmente abaixo do mercado, e não pensa duas vezes: participa do leilão e arremata a casa. Porém essa mesma casa comprada por Behrani pertencia antes a Kate Nicolo, uma jovem problemática que havia acabado de ser abandonada pelo marido e, devido a vários outros problemas familiares, entrara numa depressão profunda e sequer acompanhava suas correspondências. Entre essas correspondências, que Kate jogava no lixo ainda fechadas, estavam diversos comunicados do Governo informando que ela estava com um imposto atrasado e que deveria ser pago o mais rápido possível, sob o risco de a casa ir à leilão. Acontece que esse imposto foi cobrado devido a um erro do governo, mas por não acompanhar nada disso, Kate foi despejada de sua casa. Sem ter para onde ir se instala em hoteis e depósitos e, nesse espaço de tempo, conhece o policial Lester, que tenta a todo custo ajudá-la a recuperar a casa. 

O livro gira em torno dessa briga intensa criada entre Kate e Behrani. Se Kate se considera vítima de um erro do governo e vê que sua casa foi tomada injustamente, Behrani entende que ele não tem qualquer culpa nesse processo, já que adquiriu a casa legalmente através de um leilão. 

Casa de Areia e Névoa, como dá pra perceber, é uma história em que há apenas vítimas, sem vilão. Aliás, há um vilão, mas que não se manifesta em momento nenhum da história. Kate e Behrani são, como várias pessoas mundo afora, vítimas de imprudências imperdoáveis de governos que não mobilizam qualquer esforço para corrigir os próprios erros. Por um lado Kate é uma jovem que sofreu na vida por várias vezes: problemas com entorpecentes, um casamento fracassado, dificuldades de relacionamentos familiares, mas por outro lado Behrani nada mais quer além de dar um futuro digno ao filho adolescente, e tentar resgatar um pouco da dignidade que tinham em seu país de origem. Casa de Areia e Névoa é um livro com uma carga emocional muito forte, com momentos tensos que chocam bastante o leitor. É uma história cheia de personalismo, com pessoas que, inicialmente, não tem qualquer má intenção. Mas no desenrolar da história essas boas intenções levam a ações crueis. 

Se nada disso te interessou, talvez as descrições bem detalhadas das cenas quentes de sexo entre Kate e Lester te interessem um pouco. Sei lá, né...

Vale a pena a leitura. Indico!

Comentários