#Livros: Fernão Capelo Gaivota


Sim, é verdade que ainda estou lendo a biografia do Nasi, mas hoje dei uma pausa no livro para ler Fernão Capelo Gaivota. Já havia algum tempo que eu estava interessado em ler o livro de Richard Bach, na verdade desde que assisti a peça Voando Para o Alto, inspirada no livro, mas desde então acabei lendo outras coisas e quase havia me esquecido dele. Vez por outra ouvia algumas pessoas falando sobre Fernão Capelo mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler eu mesmo o livro. Mas hoje enfim comprei e li - em menos de 2 horas, uma das minhas leituras mais rápidas ate hoje! rs E gostei muito do que li.

Fernão Capelo é uma gaivota que, como todas de seu bando, vive e utiliza sua capacidade de voo apenas para procurar alimento. Mas um dia Fernão sente vontade de ir além, de voar mais e conhecer melhor suas capacidades. Aos poucos percebe que pode voar muito mais alto que seus colegas de bando, e tenta anunciar essa novidade aos amigos: todos podem voar mais e melhor, se tentarem. Basta tentar. Mas ao contrário do que esperava acontecer, Fernão Capelo é banido do bando por tentar coisas novas e quebrar a tradição das gaivotas e vira um pária, sendo obrigado a viver sozinho em outros montes. Mas mesmo sozinho Fernão Capelo desenvolve suas habilidades de voo e, à medida em que descobre que pode ser muito mais do que apenas uma ave que vive para comer, Fernão Capelo descobre um outro mundo, com uma infinidade de possibilidades de voo. 

Fernão Capelo Gaivota é classificado como livro de auto-ajuda, e em partes é pura auto-ajuda, mesmo, mas sem a pieguice dos autores brasileiros nem as "técnicas dos campeões" dos americanos. Fernão Capelo é um modelo de como nós mesmos muitas vezes passamos a vida limitados a ações burocráticas quando temos potencial para ir muito além, mas não o fazemos por medo da rejeição ou por não conhecer a própria capacidade. Fernão Capelo nos mostra que muitas das nossas limitações podem ser desfeitas se tivermos coragem de buscar o desconhecido e de tentar coisas novas. 

Enfim, é um livro bastante interessante, com uma lição muito profunda. Indico!

Comentários