#Livros: O Guardião de Memórias



Acabei de ler hoje "O Guardião de Memórias", de Kim Edwards, um livro emocionante e fácil de fazer chorar! rs

O livro começa com o nascimento de Paul e Phoebe, os gêmeos do Dr. David e Norah. O menino, que nasce primeiro, é perfeito e saudável, mas a menina, que nasce logo em seguida, nasce com uma malformação genética que o pai logo identifica no parto. Para poupar a esposa do sofrimento de ter uma filha deficiente, David resolve esconder a criança e dizer à mãe que a menina nasceu morta, mas na verdade ele a entregou para que Caroline, sua enfermeira, levasse a criança a um abrigo qualquer onde não houvesse qualquer possibilidade de a garota ser identificada um dia. Porém, ao invés de entregar a criança a quaquer instituição, a enfermeira resolve criar a garota, e assume todo o peso da responsabilidade de dar proteção à uma menina especial que foi rejeitada pelo pai e que a mãe nem sabe que está viva. Phoebe cresce como uma menina feliz, mas Paul percebe, dia após dia, o descaso dos pais que mais aprecem preocupados com a irmã que morreu do que com ele. Enquanto isso o casamento de David e Norah vai por água abaixo: ele carrega consigo a culpa de entregar a filha para estranhos, e ela a dor de nunca sequer ter visto a filha. O resultado é uma vida pesada, infeliz, cheia de brigas, traições e traumas. 

Sim, o livro é fantástico. A autora nos coloca em dúvida quanto à intenção de David: ele é um mal-caráter que rejeitou a própria filha deficiente no parto ou a atitude dele deve ser entendida como amor pela esposa? Isso fica a cargo de quem lê o livro. A vida paralela dos dois filhos, ao mesmo tempo contrastante, parecem combinar com a vida do casal, que vê as coisas tomarem um rumo perigoso.

Demorei pra ler o livro, mas gostei muito. Indico!

Comentários

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com