Metamorfose - Franz Kafka



Um livro simples, aparentemente inocente, mas profundo como poucos livros já escritos no mundo. Assim é Metamorfose, de Franz Kafka, livro que acabei de ler hoje, depois de menos de 24 horas de leitura.

Em um dia comum como qualquer outro, ao acordar para ir trabalhar, Gregor Samsa percebe que está transformado em um inseto. O rapaz, que até então sustentava a família composta pela mãe doente, pai aposentado e irmã adolescente frágil, agora passa a ser sustentado. Gregor, que trabalhava até então como caixeiro viajante e era o único responsável pelo sustento da família passa a ser um parasita, que depende dos outros até para comer. No início a irmã é a única que se dispõe a cuidar e alimentar Gregor, mas com o passar dos dias o enfado e a repugnância tomaram conta da irmã, que passou a cuidar do irmão-inseto com menos frequência.

O livro, mais do que contar uma simples história de uma família comum de poucas posses, se aprofunda em temas delicados da filosofia humana: da pessoa que se isola do mundo ao trabalhar demais para carregar nas costas uma responsabilidade que não é própria de si mesmo, como fazia Gregor, ou da família que não havia se dado conta da importância de buscar um entrosamento social, pois havia se acomodado com o sustento provido pelo filho mais velho, ou ainda do jovem, que ao se tornar um parasita, ao mesmo tempo se sente aprisionado pela condição atual mas se sente livre por não ter mais de carregar uma responsabilidade que não era sua. Poderia citar ainda a discussão levantada pelo livro das pessoas que parasitam no mundo mas não se dão conta disso - Gregor em nenhum momento reconhece que é um inseto, apenas se acostuma com a nova forma física, ou o fato de como a sociedade só nos quer bem e nos admira enquanto somos úteis e produtivos: a partir do momento em que não somos mais úteis somos tratados como insetos que para nada servem a não ser causar repulsa. O livro pode ser ainda uma crítica à sociedade da época, que navegava nas ondas da Belle Époque

Sim, vários debates, discussões podem ser levantados a partir de Metamorfose. É incrível como um livro tão pequeno e com uma história aparentemente simples pode ter tantos significados. Vale a pena a leitura!

Comentários