Órfãos do Eldorado

Acabei de ler essa semana Órfãos do Eldorado, do grande escritor amazonense Milton Hatoum, reconhecido como um dos maiores ecritores vivos do Brasil.

O livro conta a história de Arminto Cordovil, filho de Amando e único herdeiro de uma família influente e rica do Amazonas, que enriqueceu durante o Ciclo da Borracha. Arminto carrega em si a culpa da morte de sua mãe no parto. "Sua mãe te pariu e morreu", foi o que ouviu a infância toda. É criado pelo pai e por Florita, empregada da casa e espécie de segunda mãe. Na juventude, tem de enfrentar a morte do pai durão, e se vê obrigado a assumir os negócios da família, com a ajuda de Estiano, grande amigo de Amando. É nessa época que ele conhece Dinaura, menina órfã criada por freiras carmelitas e que guarda consigo um grande segredo. A paixão de Arminto por Dinaura é imediata. Daí por diante, Arminto passa a viver quase uma neurose, vendo-se num amor descontrolado pela menina órfã. Depois de uma noite de amor entre os dois, dinaura some sem qualquer explicação. Aí começa a decadência de Arminto. Sem estrutura emocional nem psicológica para cuidar dos negóvios da empresa do pai, vê todo o dinheiro ir embora, principalmente depois de o principal cargueiro da empresa, o Eldorado, ter afundado. Junto com o barco, afundam os negócios, e Arminto se vê obrigado a vender propriedades para se manter. Mas o pensamento continua ligado em Dinaura, paixão que ele nunca esqueceu. Depois de perder tudo, Arminto se vê se família, sem amigos e sem Dinaura.

Milton Hatoun consegue colocar no livro toda a cultura amazonense, os mitos, sem fazer do livro algo puramente regional. O próprio nome do barco, Eldorado, se refere tambem à lenda da cidade de Eldorado, cidade perfeita no fundo de algum dos rios da região. Enquanto Eldorado pode ser modelo da perfeição, paa Arminto foi símbolo da derrocada. Bem ao estilo de Machado de Assis em Dom Casmurro, Milton Hatoun fala do menino que virou adulto e viu sua vida ir àbaixo por causa de um amor.

Recomendo. O livro é simples e perfeito!

Comentários