Minha Incoerência!


Mudo de opinião do mesmo jeito que mudo de cueca. Ontem defendia a unhas e dentes uma coisa, hoje não tenho mais o mesmo fervor. E se as coisas que me faziam defender a opinião mudam ou falham, aí é que mudo de opinião mesmo!!!

Acho que isso deve ser normal do ser humano. Li uma vez que total coerência é sinônimo de burrice. Todos nósa somos incoerentes. Se não fôssemos, ninguém brigaria com a namorada e voltaria às pazes. Todos seguiriam a profissão que sonharam desde a infância.

Mas poucos fazem essas coisas. Por que? porque somos incoerentes! Temos a opinião tão "fundamentada" que o primeiro que apresenta algo diferente nos faz pensar se o que pensamos é certo. E isso é bom. Nos faz perceber que erramos. Nos faz perceber que o homem não é perfeito, e que tem muito a aprender com o outro. Nos faz perceber que ninguém terá literalmente a mesma opinião que eu.


Quando mudo de opinião, mostro que sou flexível. Que estou aberto a diálogos. Acho que os que defendem uma opinião por muito tempo tendem a ser fundamentalistas, e passam a ver todos os que pensam diferentes como errados. Haja vista algumas das principais religiões do mundo.

Todos já fomos fundamentalistas em alguma ocasião. As religiões também. O catolicismo que se gloria de ser uma religiã oaberta já mato milhares de pessoas por pregar outra coisa que não o cristianismo, nas Cruzadas. e hoje, também, com a declaração de Bento XVI, que disse que a Igreja Católica é a única seguidora fiel de Cristo. Isso é o inicio do fundamentalismo. O Islã... bemo o Islã não precisa de comentários. A não religião também é fundamentalista, vejam os discursos dos ateus!

As vezes sei que sou errado por não ter ter opinião firme em algumas coisas, mas todos nós absorvemos um pouco das opiniões dos outros. Nossa personalidade muda toda vez que conhecemos alguem. Veja que você imita alguns trejeitos e fala "como diz fulano", não é?

Isso não quer dizer que não devo ter opinião própria. Falta de opinião é caracteristica dos eleitores do Lula. Tenho minha opinião e a mantenho, mas isso não significa que não posso ouvir outras diferentes e rever a minha.

Assim, devo dizer que minha opinião é forte o suficiente para enfrentar desmandos, mas frágil a a ponto de mudar qualquer hora.

Comentários