#Mulheres2016: Precisamos Falar Sobre Machismo



Weslley Talaveira

Olá, amigxs.

Em 2016 completamos 6 anos de Mulheres com Novas Ideias. A coluna, que em sua primeira edição tinha a intenção de ser apenas um especial sazonal para homenagear o dia da mulher, acabou por se tornar parte importante do blog, já esperada pelos leitores todos os anos. Com exceção de 2015, quando o blog estava inativo para a reformulação que culminou com a mudança de nome (de Blog Novas Ideias para Quem Foi Que Disse?), todos os anos, desde 2010, a coluna especial Mulheres com Novas Ideias trás blogueiras convidadas que expõem aqui sua visão, sua forma de ver o mundo e levantam debates importantes. 

E não há como não falar que 2016 está sendo um ano diferente. Nunca o feminismo e a liberdade da mulher foi tão debatida como nos últimos meses, e isso é excelente. Enfim a sociedade está acordando, ainda que tardiamente, para uma verdade óbvia, mas ignorada por muitos: homens e mulheres tem sim os mesmos direitos, o mesmo espaço, a mesma liberdade. E queremos usar o Especial desse ano para contribuir com esse debate. Daí o tema desse ano, Precisamos Falar Sobre Machismo: identificando e desconstruindo atitudes machistas no dia a dia

Para esse ano convidamos blogueiras e ativistas feministas, que vão enriquecer ainda mais nosso debate:
  • Na terça-feira 08 de março, dia da abertura do Especial, a estudante Bruna Soave fala aqui de como seu pensamento foi enriquecido após se envolver com o feminismo. 
  • Na quarta-feira a estudante de psicologia Letícia Alexandra fala sobre a hipocrisia em torno da comoção com o "Dia Internacional da Mulher".
  • Na quinta-feira a estudante de Direito e também administradora do Quem Foi Que Disse Larissa Oliveira fala sobre a ligação entre o feminismo e os pensamentos políticos.
  • Na sexta-feira a blogueira e publicitária Tainar Petrovna fala sobre como o machismo está entranhado no comportamento humano, e como o praticamos muitas vezes sem perceber. 
  • No sábado vamos conhecer o Coletivo Mulheres da UFLA, um movimento criado por um grupo de alunas da Universidade Federal de Lavras para combater o machismo em ambiente universitário. 
Fique com a gente, vai ter muita coisa boa essa semana por aqui! 

Weslley Talaveira
Larissa Oliveira
Liesel Hoffmann
Tainar Petrovna

Comentários