Freakpedia #10: Pra Não Passar Mais Vergonha





Sabe aquele constrangimento de dizer que curte a música de um cantor ou uma banda, mas não saber pronunciar do jeito cetrto? Seus problemas acabaram! 



Por Weslley Talaveira


Olá, meuzamiguinhos! 

Quem nunca passou pela situação de dizer para os amigos que curte uma banda X, ou um cantor Y, mas na hora bate aquela dúvida sobre como pronunciar o nome do jeito certo? Aí bate aquela bad: pronuncio errado mesmo e faço piada ou deixo quieto e faço de conta que o assunto nunca existiu? Tá, vamos te ajudar, pelo menos com alguns dos principais nomes da música no mundo, que trazem consigo não só seu talento e seu sucesso, mas seus nomes as vezes quase impronunciáveis para nós, sulamericanos descendentes dos portugas que somos. O que fode atrapalha as vezes é o fato de o nome ter alguma letra que sequer faz parte do nosso alfabeto, aí complica mais ainda, parça! 

Bom, vamos lá:


1) Rammstein:



Cara, me dá uma raiva profunda quando vejo poser pronunciando o nome do Rammstein como se fosse americano, algo como "remstein". Para, vei, que tá feio! Lembra que o nome é alemão, e em alemão muita coisa é quase impronunciável, mesmo (desafio: "mediocridade" em alemão é "Mittelmäßigkeit". Vai lá!). O jeito certo é "RAM STAIN", com o R interlacado, caraterístico do alemão. 



2) Slipknot:

Eita Giovana! A dúvida que não quer calar: o K ali no meio pronuncia ou não. NÃO, NÃO PRONUNCIA. O correto é SLIPNOT, mesmo! 



3) MØ



É, você é linda, mas fica difícil te defender com esse nome. Segundo Karen Marie Ørsted, mais popularmente conhecida como ela mesma, a tradução do nome é algo como "jovem e garota pura, como uma dama". Desculpa, só piorou as coisas. Mas enfim, a pronúncia é MU. Não era mais fácil escrever assim? rs



4) Björk



O nome é tão confuso quanto as músicas dela. Sério, precisa de uma vibe muito louca pra curtir as músicas as vezes indecifráveis da Björk. E uma outra vibe mais louca ainda pra acertar a pronúncia dela. Vamos lá zerar a vida e pronunciar do jeito certo? BIÃRC. Mais ou menos isso!



5) ΛVICII




Se por um lado o DJ sueco vem fazendo geral pular feito louco nas baladas em todo o mundo, por outro lado fica difícil pedir um som dele, pelo simples fato de ninguém saber pronunciar isso. Escrever "Avici" ajuda, mas não muito. Os símbolos para cima e para baixo não dizem nada. E as letras I e C, são letras ou números romanos? Enfim, a pronúncia certa é AVITCHÍ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com