A diferença entre amigo X colega



Em tempos de "eu te amo" para todo canto, em que declaramos amor até para a batata frita do Mc Donald's (sim, esse é um pensamento de gordo, dskupa sociedade!), algumas coisas precisam ser esclarecidas para que certas palavras não caiam em desuso - aliás, o português brasileiro é campeão mundial de palavras em desuso. Ou, mesmo que não caiam no desuso, que não percam seu real significado, que muitas vezes diz muita coisa, mas que a gente usa com tanta frequência que acaba perdendo o sentido e passar a representar coisas vazias. Falei difícil agora, né? 

Uma dessas coisas que precisamos deixar esclarecidas é a diferença entre amigo e colega. 

Sim, meus caros, todo mundo hoje em dia está cheio de "amigos". Será? Você sempre tem uma companhia para ir ao cinema, para cair na farra e beber até se derrubar em alguma calçada da vida, sempre terá um amigo nerd para lhe ensinar algum cálculo. Mas será que esses são amigos de verdade? Ou são colegas? Difícil? Bom, não é tão difícil. Seguem algumas dicas para ajudar nessa identificação do seu círculo social. Descubra quem é seu amigo de verdade e quem é só um colega.

Colega é aquele com quem você conversa as trivialidades do dia: se está quente demais ou frio demais, se vai chover e esqueceu guarda chuva. Comenta um filme legal de Hollywood campeão de bilheteria ou dá risada de uma comédia nacional meia boca (95% do que tem sido produzido nos últimos 10 anos.. Tá, parei :p). Com colega você canta no karaokê músicas da Ivete ou do Chiclete com Banana. Colega é aquele com quem você conversa apenas durante o tempo em que tem de estar juntos: durante o horário de trabalho, durante a aula, durante o curso. Colega é aquele com quem você "joga conversa fora", com quem você fuma na calçada, com quem bebe de vez em quando, com quem "dá um rolezinho", não esses dos shoppings, mas um passeio a um  lugar qualquer. Colega se escolhe pelas afinidades: mesmo estilo de vida, mesmos gostos, mesmas preferências. Com o colega você é sempre cordial, sempre elogia o que o outro faz ou é, mesmo que não concorde.

Amigo é diferente. Amigo é aquele com quem você conversa coisas profundas, com quem tem altos papos filosóficos sobre a vida. Sófocles se orgulharia se ouvisse os debates sobre a imbecilidade da sociedade moderna que você tem com seu amigo. Com amigo você assiste os filmes "cabeça" do francês Alain Resnais, e discute a carreira conturbada e as músicas emblemáticas da Cat Power. É aquele pra quem você conta coisas que nem os mais chegados na sua vida sabem. Amigo é aquele que está presente em sua vida em momentos não muito convencionais. É aquele com quem você desabafa os problemas da família. É a primeira pessoa para quem você pensa em ligar quando bate boca em casa. Amigo é aquele que você chama para te acompanhar quando você tem que fazer algo não tão divertido, tipo o enterro da tia avó por parte de pai. Amigo pode ser totalmente oposto a você, mas mesmo assim você gosta da companhia. Aliás, as vezes quanto mais diferente, melhor. Aprendemos mais com o diferente. Nem sempre você concorda com tudo o que o amigo faz, e se sente à vontade para expressar isso.

Todo amigo é também um bom colega, mas nem todo colega tem potencial para virar um amigo. O grande desafio da vida é não tratar como apenas um colega quem te quer como amigo, nem tratar como amigo quem te quer só como colega.

Comentários

  1. Muito boa a analise, Agora acabo de distinguir 100% essa relação vlw

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com

Postagens mais visitadas deste blog

Gostosa

Eu prometo

Prêmio de Consolação