Cadê Deus? #SantaMaria2


Vi uma pessoa hoje na igreja "agradecendo a Deus" por ter "protegido" a neta no incêndio em Santa Maria-RS, e novamente caí na mesma pergunta que vem me martelando há alguns meses? Por que Deus "protege" uns e deixa outros morrerem? Quais critérios ele utiliza? O que ele leva em conta? Bondade ou maldade é fato que não é, pois todo dia gente boa morre e gente ruim escapa de tragédias, além do que o conceito de "bondade" e "maldade" é tão relativo quanto dizer que o dia está quente ou frio. 

Entre os mortos uma garota de 23 anos, mãe de uma menina de 1 ano, linda, estudante de radiologia da UFSM, cheia de amigos. Não sei porque (aliás, sei) essa menina me chamou tanto a atenção, e acho que acabei escolhendo essa garota pra representar meu sentimento em relação ao que aconteceu. Alguns dizem que "deus permite" essas mortes, pois ele "tem um plano" em cada tragédia que acontece. Mas qual seria esse plano que envolve mais de 240 mortes? Vi umas pessoas dizerem que, depois de uma tragédia dessas, só resta "esperar em deus". Mas como assim? No mesmo deus que não protegeu essas pessoas de morrerem? Confiar em quem tinha poder pra evitar mas "permitiu" que isso acontecesse? Outros dizem que não, Deus não interfere em acontecimentos humanos, mas se solidariza com o sofrimento. Parece bonito, até, mas não consigo imaginar um Deus descrito na Bíblia como poderoso, forte, etc e tals, mas que na hora do sofrimento simplesmente sofre junto, tão impotente como qualquer um de nós! 

Não sei, é tudo tão confuso que hoje passei o dia inteiro mal, com a cabeça cheia de perguntas. Tanto que esse é o terceiro post que eu escrevi hoje sobre isso. Respeito todas as religiões, inclusive as que pregam o que eu escrevi acima. Mas pra mim, no meu mundinho, fica difícil entender essas coisas. Tem alguma religião no mundo que responda isso, será? Ou terei de inventar a minha? rs

4 comentários:

  1. se Deus evitasse todas as mortes, seríamos imortais, creio que a proteção de Deus é para quem a quer, isso foi um acidente, Deus não escolheu quem "merecia" morrer, acontece que alguns jovens morreram asfixiados pela falta de estrutura do local, não porque a mão de Deus não estava sobre eles. É o que penso.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com vc,eu tambem,não sei o pq mas td q vj da tragedia me leva a essa menina,eu procuro mais por noticias dela...e fiquie mt triste qnd soube q seus pais a encontraram no caminhao junto aos outros crpos,parece ate q a conhecia...lamentavel

    ResponderExcluir
  3. VC vai me desculpar, Mas vc se esqueceu que Deus nao poupou nem a vida do seu FILHO, que teve morte de CRUZ para perdoar os nossos pecados! teve uma morte sofrida pra nos salvar do pecado, pq o homem ja estava condenado, Deus nao tem por preciosa a nossa carne, nao importa de que maneira a nossa carne vai morrer, mas preciosa para Deus é a nossa alma, pois é ela que vai viver eternamente, a carne é terra, ela veio do pó, e pro pó ela retornara, nao importa de que maneira! se uns se salvaram e outros nao, foi pq Deus quis assim, não cai uma folha da arvore se nao for permissao de Deus!

    ResponderExcluir
  4. A Proteção de Deus esta para quem quer conforme o colega afirmou ai a cima, o que você deveria se perguntar é por qual motivo essas pessoas estavam naquela boate ao em vez que estarem buscando a Deus, e acredito que ao em vez de você citar : que deus é esse ?... entre outros comentários desnecessários, deveria estudar mais a bíblia, onde tem todas as repostas para as suas duvidas, nela diz, De que se queixa o homem ? dos seus próprios pecados ( as pessoas comentem atos errados e Deus querem que Deus intervenha). E tem mais, nós temos o livre arbítrio, então as pessoas escolhem andar errado de acordo com a palavra de Deus e ainda querem que Deus esteja no meio ? Deus é Santo e Luz, logo a Luz não se mistura com as trevas.... Querido eu poderia lhe mostrar diversos versículos na bíblia em que teria a resposta para muitas perguntas suas, mais só quero lhe dizer que Jesus te ama, morreu por vocês e se você anda com Ele certamente coisas desse tipo não acontecera com você. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
    Obs: Respeito a religião de todos.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com