Antes do clássico Timão X Tricolor



Raramente escrevo sobre futebol aqui (na verdade com esse texto inauguro a tag "futebol" no blog), porque acho que ele não deve ter a importância que tem na vida das pessoas. É, nasci no país errado... rs Mas domingo é dia de clássico paulista. E que clássico! Corinthians e São Paulo se enfrentam no Paca às 17h. Antes de meio mundo sair se mutilando nas estações de metrô, pontos de ônibus e ruas de SP, vale a pena lembrar de algumas coisas:

O São Paulo é hoje um dos maiores times brasileiros e no mundo. Possui 3 libertadores, 1 mundial de clubes e vários títulos paulistas. É a 3° marca mais valiosa do Brasil e figura em todas as listas de futebol como, senão o mais importante, um dos mais importantes. É uma agremiação esportiva a se respeitar. Seu estádio próprio, o Morumbi, guarda histórias de grandes clássicos, além de ter sido palco de outros grandes não esportivos. o São Paulo tem hoje estrelas como Rogério Ceni, o maior goleiro artilheiro do mundo e foi a casa de grandes nomes, como Telê Santana e Muricy Ramalho. O SPFC é um time para se respeitar.

O Corinthians não tem nenhuma libertadores, nenhuma grande estrela com um peso considerável de marketing (tem o Adriano, mas o peso dele é outro, agora...) e só agora veio construir seu estádio próprio, em Itaquera, mas com certeza tem a torcida mais apaixonada do Brasil. São quase 30 milhões de corinthianos declarados, o que faz com que o time tenha hoje a maior torcida do estado de São Paulo e a segunda maior torcida do Brasil. Foi um dos primeiros times brasileiros a aceitar atletas negros, isso ainda na época da fundação, por volta de 1910. Foi o time onde o craque Ronaldo encerrou a carreira como jogador. Foi campeão brasileiro em 2011, além de vários outros títulos estaduais e regionais. O Corinthians é hoje a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com a BDO RCS, valendo mais de R$ 860 milhões. Enfim, o Corinthians é um time para ser respeitado.

Ou seja, ambos os times tem glórias e vantagens para contar. São dois grandes times, com grandes craques e um futebol bonito de se ver. Então, como eu disse lá no começo, antes de sair mutilando o adversário, espancando gente inocente em metrô, ônibus e etc com pedrada e paulada lembre que o jogador do seu time poderá estar no time adversário amanhã. A rivalidade do campo fica apenas no campo. E é assim que deve ser. Isso porque futebol é um esporte, e não uma "briga de mulas", como diria o sábio Seu Madruga. Vá, assista, torça, grite e, mais importante, respeite o adversário.

E, só pra concluir, meu desejo para o domingo é: PRA CIMA DOS BAMBIS, TIMÃO! (Eu não sou de ferro, né? rs).

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, concordo, exceto com o último parágrafo... hahaha

    Mas há um erro: o são paulo tem 3 libertadores e >3< mundiais, e não apenas 1 mundial...

    ResponderExcluir
  2. são TRÊS mundiais :p
    Tricampeão da Libertadores, Tricampeão Mundial, primeiro e único Hexacampeão brasileiro, Bicampeão da Recopa Sul-Americana, campeão da Supercopa Libertadores, 21 vezes campeão Paulista, entre outros. Quando o seu time conquistar essa quantidade de títulos, aí a gente conversa!

    São Paulo F.C. o Melhoor *-*

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com