Elsa & Fred - Um Amor de Paixão



Acabei de assistir na TV Cultura o filme Elsa & Fred, do diretor espanhol Marco Carnevalle, filmado na Espanha e Itália.

O filme conta a história de Elsa e Alfredo, dois velhos viúvos (ou talvez...) que são vizinhos em um prédio e, depois de um incidente, eles acabam se conhecendo e começam a se identificar, mas não por terem algo em comum: o que os une é exatamente o fato de serem totalmente diferentes: Elsa é uma velha de 77 anos, alegre e irreverente, que num primeiro momento pode ser vista até como mentirosa e irresponsável, por gastar o dinheiro do filho mais velho para sustentar o trabalho do mais novo. Já Fred é o tipo do homem que levou uma vida certinha: aos 78 anos tem horários para tudo, toma todos os remédios receitados pelo médico mesmo sem ter necessidade de tomá-los, dormindo e acordando no horário. Depois de um tempo de relacionamento, os dois acabam se apaixonando e vivem momentos inesquecíveis, alguns deles sobre a influência do filme A Doce Vida, de Fellini; tudo isso mesmo sob a reprovação dos filhos de ambos, que acham que eles estão velhos demais para querer algo novo na vida.



O filme faz o estilo "bonitinho", cheio do romantismo próprio do cinema espanhol. Eu não o conhecia, mas me chamou a atenção o fato de os protagonistas serem atores idosos - eu gosto muito de ver idosos atuando em filmes, novelas e etc, ou melhor, eu gosto muito de ter contato com pessoas velhas, dessas bem idosas, cheias de histórias de vida pra contar, talvez porque eu não seja tão próximo dos meus avós. Mas, mais do que isso, o filme mostra o amor na terceira idade e nos faz entender que nunca é tarde demais para se aproveitar a vida. Escolher viver ou morrer é algo pessoal, e a idade é o que menos conta nesse sentido. Elza e Fred é a história de um casal que resolveu viver e realizar sonhos, mesmo com a idade avançada. Ainda mais porque Elza tinha pouco tempo de vida.

Vale a pena ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com