Cat Power: uma cantora para ser "percebida"



Outro dia me disseram que Cat Power é uma cantora "bonita, mas muito, muito chata", porque "as músicas dela dão sono, são monótonas".

Sim, as músicas dela são tudo isso, mesmo.

Se ao ouvir Cat Power você estiver esperando músicas agitadas que te façam "tirar os pés do chão" você irá se decepcionar. Não, Cat Power não é uma cantora para se ouvir no carro enquanto dirige nem para balançar em casa quando se está sem fazer nada. Cat Power não tem músicas animadas. As músicas são lentas. Bem lentas. Com poucos instrumentos, geralmente uma guitarra e ou piano / teclado - as vezes uma bateria marca os tempos, apenas. É, pra quem não curte esse estilo de música Cat Power é monótona.

As as músicas dela são muito mais do que músicas pra ouvir. São musicas pra sentir. Se deve sentir cada nota, cada acorde. Ao ouvir uma música dela, você se sente sentado num banquinho ao lado dela enquanto ela tira notas do piano. Quem ouve Cat Power se sente amigo íntimo dela, desses que acompanham a música desde o comecinho. Isso porque as músicas dela tem cara de música que ainda está sendo construída.

Cat Power é cantora pra se acompanhar com calma. É como saborear um bom vinho: você sente cada nota, percebe o sabor. Cat Power não é pra ser ouvida, é pra ser sentida, percebida.

Poucas cantoras tem essa capacidade de fazer músicas para serem sentidas. Cat Power é uma delas.

2 comentários:

  1. Olá, Wesley!
    Pra mim não tem tempo ruim. Em casa, no carro, no trabalho, qualquer lugar. Aliás, quase morri quando ouvi no rádio, coisa rara.
    Chan já é amiga íntima mesmo! hahahha
    =D

    ResponderExcluir
  2. Hahah verdade, é muito raro ouvir Chan Marshall no rádio, qdo ouve é algo a comemorar, mesmo!
    =)

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com