Qual educação queremos?

@cesar_leao Olá educados leitores do Novas Ideias, tudo em ordem com vocês?

Durante a semana passada o hit do Youtube no Brasil foi o vídeo da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte. A parte mais expressiva do discurso da professora, na minha opinião, é esse: "Como as pessoas até agora, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930".




Diante disso, os deputados, sejam eles estaduais ou federais, deveriam sentir vergonha do descaso com a educação. Enquanto os governantes do Brasil não pensarem em educação a longo prazo não haverá uma solução digna da dimensão do País e da importência que se quer para o mesmo.

Já foi votado e aprovado o piso nacional para a educação, uma atitude respeitável do Governo Federal. Entretanto, ainda cabe aos Governos Estaduais aplicarem a lei sem uso de manobras que oneram os educadores.


Cesar Leão

Entrou em vigor, no início deste ano, uma "forte recomendação" do MEC para que as crianças nas séries inciais, entenda-se aqui os 3 primeiros anos do ensino fundamental, não sejam mais reprovadas e que estes 3 anos sejam tomados como um único ciclo.

Como a professora Amanda falou, "estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil, é isso? Com os alunos entrando a cada momento com uma carteira na cabeça porque não tem carteira nas salas. Sou eu a redentora do País?" Quando haverá mais investimento em infraestrutura de educação? Nâo adianta construir a escola e enfiar lá dentro os profesores se eles não tem a infraestrutura básica, como quadros descentes, iluminação, classes e cadeiras.


Então, eu venho aqui perguntar, qual a educação que queremos? Eu quero uma educaçao que ensine a pensar, refletir, criticar, e não que apenas apresente um baixo índice de reprovações.

E tu, que educação tu quer para as crianças?

Um comentário:

  1. Galera,

    A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o vestibular de inverno.
    Vejam os cursos no site:

    http://www.puc-campinas.edu.br/vestibulardeinverno2011/cursos.aspx

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com