Confiar Desconfiando #MulheresComNovasideias


@franfords Uma coisa que está alta é ter amigos pela web, mas nem sempre isso acaba bem. Muitas pessoas caem em golpes por confiar muito em gente que sabe-se lá como realmente são, e muitos cuidados devem ser tomados, porque como todos sabem todo cuidado é pouco na hora de arranjar seja amigos ou “namorados” pela internet.

Muitas mulheres, garotas e meninas procuram o parceiro ideal por esse meio, em salas de namoro virtual. E pra quem não sabe, não é só adolescente que anda caindo nesses golpes; muita mulher madura anda caindo no golpe do “homem perfeito” ou “par ideal” , seja lá como for chamado; um golpe onde os psicopatas vem com bom papo pra conquistar as moças, marcam encontro e depois fazem o que querem.

Então vamos ao exemplo mais recente: Janinha Pereira de Freitas foi encontrada morta em sua casa; Danillo, seu suposto “namorado” desapareceu junto com vários objetos de valor. Janinha tinha 37 anos era secretária e estava solteira de um relacionamento de 6 anos.

O nome do suspeito, que na verdade já confessou o crime é Danillo Ederson Fernandes, e já era acostumado a dar golpes em garotas pela e já tinha passagem pela polícia, e confessou ter matado Janinha depois de uma discussão. O Fantástico entrevistou vítimas do Danillo, e ele não só agia usando o Computador/Internet, ele também agia presencialmente.

Precisamos pensar algumas coisas: 1º) se fosse uma adolescente as pessoas diriam: “ah! É porque é adolescente”; agora o que dizem quando isso acontece com uma mulher de 37 anos? 2º) Como você hospeda em sua casa uma pessoa que você nunca viu em sua vida? Esse foi o primeiro e único encontro, o suficiente para tirar a vida dessa mulher.

Em minha cidade já houve um caso de uma adolescente que fugiu de casa, e provavelmente por causa de um homem que ela conheceu pela internet. Ela saiu apenas com a roupa do corpo, deixou um bilhete dizendo: “volto daqui a 3 anos”. Pegou um transporte alternativo de Carira-SE a Aracaju-SE, mas foi encontrada em Itaporanga D’Ajuda-SE por um senhor que ia passando em frente a uma casa e escutou as pancadas e os gritos desesperados. E encontrou uma moça sendo violentada e a socorreu.

Então algumas dicas minhas, que peguei de amigos, e algumas vistas em matérias: 1) Amigos em comum: Se na hora de ter amigos virtuais você não quer ir “tão longe” opte pelos amigos em comum, ou seja, aquele amigo de seu amigo(pode ser parente também, desde que haja uma referência de um amigo onde vocês se conhecem); 2) Amizade grupal: Como já diz, é uma amizade em grupo, ou seja, dois grupos de pessoas amigas serem amigos uns dos outros; 3) Nunca dê informações pessoas tais como renda, situação financeira, endereço residencial, documentos, porque essas pessoas geralmente estão interessadas no que você tem. E também evite mostrar fotos pessoais; 4) Tente saber sobre a vida “off-line” dessa pessoa, ou seja, se é uma pessoa de boa conduta ou uma pessoa de má fé; 5) Se caso marcarem encontro, que seja em lugares públicos, os mais movimentados possíveis como Aeroporto, Terminal Rodoviário, Shopping Center etc. e que outras pessoas fiquem sabendo desse acontecimento, e se possível leve pelo menos uma pessoa para acompanhá-lo (a); 6) Evite também essas salas de bate papo, namoro virtual ou coisa do gênero: a chance de encontrar gente mal intencionada nesses sites é muito maior; 8) Tente confundir alguns assuntos tratados por vocês para ver se essa pessoa entra em contradição, falar de algum assunto, depois de alguns dias retorne a falar novamente, ou seja, qualquer “teste” para saber se a pessoa realmente fala a verdade ou não, e procure saber também se de fato o nome dado por essa pessoa de fato existe, ou seja, se realmente é dela mesma.

Enfim, qualquer coisa que possa ser feita para ter mais segurança deve ser feita, porque todo cuidado é pouco e segurança nunca é de mais quando se trata de internet. Lembre-se sempre de que você nunca faz ideia de quem está do outro lado da tela, essa pessoa pode ser bem atenta, mas como todo mundo sabe mentira tem perna curta, então um dia a casa cai, seja o mais esperto possível, e cuidado com o que diz, pra não falar de sua vida pessoal de mais.

Discutam isso com seus amigos, colegas, parentes, familiares, vizinhos, professores, patrões, ou qualquer pessoa que você conheça, porque isso é uma coisa muito, mas muito importante mesmo.

Francisca Bezerra @franfords é administradora do blog De Olho no Monitor

Comentários

  1. Boa Noite Francisa!!! Sou a Selma Palenzuela, do artigo: a Evolução da Mulher pela Imagem! rs Adorei o seu texto e já postei no meu FAce e no meu Twitter... afinal, quem avisa amigo é!! Infelizmente, nós que gostamos da vida virtual, somos assediados todos os dias, tanto por Casa Novas, como por pessoas inconvenientes. Acho que as pessoas precisam entender, que para amizade virtual, também valem as mesmas regras de ética e de etiqueta, como no mundo real. Obrigada pelo ótimo texto! beijos! ♥

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo que gostou do texto, seu texto está muito bom também! Adorei seu texto, até comentei lá! rs
    Muito obrigada mesmo, e até mais!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com