A Cansativa Arte de Ser Mulher #MulheresComNovasIdeias


@herlenesantos Uma grande dúvida teima em não deixar em paz as mentes carentes de revolução: Quando o mundo vai perceber que o tempo de ‘’Amélia’’ já passou e que não tem mais como voltar, que não existe mais razão com esse rótulo? Essa resposta é esperada desde que as mulheres venceram a luta pela garantia de seus direitos fundamentais, mas até agora ninguém encheu o peito de coragem para falar abertamente sobre tal assunto. Mulher que tem orgulho verdadeiro da sua espécie, não se sujeita a nenhum tipo de manifestação de machismo. Pois é mulherada, pertencer ao mundo feminino não é tarefa nada fácil. Precisamos de muita força de vontade, auto-estima lá nas alturas e litros e mais litros de amor próprio, para enfrentar os preconceitos diários que a vida coloca no nosso caminho. Vamos com fé, que até o final, muita água vai rolar e o jogo pode virar.

Quando uma criança está para nascer, o pai já fica naquela expectativa estilo final de Copa do Mundo, que o mais novo integrante da família será um garotão. Agora me diz se não é assim que acontece? Na maioria das vezes é. E quando o bebê vem ao mundo e uma enfermeira diz para esse homem que ele acaba de ser tornar ‘’papai de uma menina’’, uma decepção meio tímida toma conta de sua alma. Infelizmente, nossa sociedade é rodeada dessas que podem parecer atitudes bobas e sem significado algum, mas que são capazes de deixar feridas em alguém. Qual é a pessoa que vai se sentir bem, sabendo que não foi deseja por sua família do jeito que ela é? Isso tem mais força em outras culturas. Mas não deixa de ser algo traumatizante.

Chega então à época de ir para escola. Agora sim é que ‘’o bicho vai pegar’’. A criança se sente como uma pobre e indefesa criatura dentro de uma selva cheia de perigos. E já que somos acostumados em dividir os seres humanos em grupos de acordo com seus defeitos, as meninas sofrem com toda essa situação. Pensa que é fácil fazer amigas? Muito pelo contrário. Você precisa ter os meus gostos, ser do meu jeito que elas, apenas mais uma na multidão. Não pode se destacar com suas qualidades únicas e especiais, que logo será tachada de estranha e esquisita. A tendência sobre isso é apenas a de piorar.

A menina vai crescendo e se tornando uma jovem. Seus sonhos não são mais os mesmos, seus objetivos mudaram e muito. Ela deixa suas bonecas de lado e passa a querer outras coisas. Você pode imaginar a fase mais complicada e confusa da existência de um indivíduo? Com a certeza de quem escolhe o quer para almoço, essa fase é a adolescência. Essa sim é uma certeza, porque as outras são pura enganação. Durante essa época, todos os sentimentos se reviram dentro da cabeça de quem ainda não conhece nada do mundo real. E se for uma mulher, já viu que as idéias ficam mais embaralhadas que o normal, se é que isso é possível. Várias pessoas podem até gritar com convicção suspeita, que adolescentes são isso, que isso são aquilo e é um blá blá blá sem fim, mas passar pelo mesmos dilemas ninguém quer. Assim fica difícil, se você não pensa nem ao menos em se colocar no lugar de quem está sofrendo para se descobrir e desvendar o que está ao seu redor.

Uma adolescente tem que pensar em cores de esmaltes, em qual roupa usar na próxima reuniãozinha com suas melhores amigas, saber a vida completa daquele gato da TV, tem ensaiar o que vai falar para rebater os insultos das suas inimigas ou em como será a sua primeira vez, mas muito cuidado em não cair nas armadilhas que existem por ai. Porque nenhuma jovem tem como sonho, ser mãe aos 15 anos de idade, por exemplo. Toda mulher bem sucedida de hoje, já teve que tomar essas decisões. Ninguém tem autonomia para criticar ou dizer que elas não têm nada na cabeça, isso é completamente necessário para a evolução do ser humano, faz parte do nosso desenvolvimento mental. Depois de um tempo, você vai olhar para trás e rir de tudo que fez ou falou, o arrependimento pode até bater na sua consciência, mas vai entender que cada palavra ou ação, teve sua devida importância. Só a saudade é o que vai lhe restar.

Décadas vão passando por entre seus cabelos e atrasar o relógio, não vai influenciar em nada. O mundo corre na velocidade de um atleta no fervor de uma olimpíada e não espera por você não. Prepara-se bem ou então vai ficar em último lugar, o que não desmerece o esforço de ninguém. Mas uma mulher adulta é segura de si própria, nem se compara aquela adolescente que ficava chorando pelos cantos por causa de qualquer garoto idiota, lógico que esse amor cego nos persegue até o fim dos nossos dias e quem não aprender a como lidar com ele, estará em maus lençóis.

A mulher do século 21 é mais poderosa que suas heroínas do passado, pois tem a seu favor, o mundo moderno, que aceita as diferenças entre os gêneros com facilidade e uma compreensão um tanto quanto materna. Inúmeros preconceitos ainda deverão ser quebrados para que o movimento feminista obtenha pleno êxito, mas até esse glorioso dia chegar, aqui fica apenas uma observação: ‘’Amélia nunca foi a mulher de verdade. ’’

Herlene Santos @herlenesantos é administradora do blog Descomplicando

Comentários

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com