Clarice 90 anos


Conforme anunciado no meu blog pessoal, durante alguns dias o Blog Novas Ideias vai comemorar o aniversário de Clarice Lispector, que teria completado 90 anos no dia 09 de dezembro. Clarice foi uma das maiores escritoras da língua portuguesa e arrasta pra si leitores ano após ano, por isso vamos fazer uma simples homenagem aqui no blog, com textos, análises das obras dela, vídeos, e etc. Entre as homenagens que faremos aqui, o Blog vai contar com participações de amigos que escrevem textos na internet e que vão registrar aqui suas impressões sobre Clarice, além de vídeos da Clarice, adaptações, entre outros.

Clarice foi uma mulher única. Qualquer coisa que se diga a respeito dela sempre será insuficiente para explicar o abalo que ela causou na literatura brasileira e na vida de seus leitores. Clarice tem a capacidade de ir a fundo nos sentimentos mais profundos da alma humana, e de colocá-los na luz, para analisá-los de uma forma como só ela sabe fazer. Toda a sua obra se baseia nessa característica. Um bom exemplo é a Macabéa, personagem de A Hora da Estrela, um dos livros de maior sucesso de Clarice. Macabéa é o modelo perfeito da pessoa que nunca serviria para protagonista de livro, novela, nem de nada. É uma moça comum, "abestada", como diria Marina Silva, que mal sabe se virar sozinha e aprendeu a se contentar com a vidinha medíocre que leva. Ou como a Lóri, de Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, que se perde em seu próprio mundo confuso, enquanto tente se descobrir.

Clarice tem um quê de grande psicóloga, com ares até de adivinhadora, tamanha a capacidade de explorar o introspecto humano. Uma simples leitura dos resumos de suas obras já dão a ideia do que espera o leitor que se dedique a aventurar no mundo "clariceano". Um mundo onde conhecer-se a si mesmo é tarefa principal, mas tão difícil que muitas vezes pode terminar numa frustrante constatação de que é imposssível definir os sentimentos humanos e mapear as reações diversas diante de situações específicas.

Clarice é inexplicável. Só mesmo lendo-a de mente aberta pra entender o que ela quer dizer. Talvez seja tão difícil entendê-la porque ela escreve o que está dentro de nós. E nem nós mesmos não nos entendemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com