Melancolia e decepção

O que a gente pode ser na vida? Dá pra traçar planos, seguir metas pre-estabelecidas?

Vejo pessoas que sonham em ser isso, ser aquilo, rejeitam ofertas por estar "fora daquilo que planejou".

Mas muitas pessoas, ao planejar sua vida, se esquecem de uma simples palavrinha: imprevistos.

Acho que a vida é regida pelos imprevistos, ou seja, não dá pra planejar nada, nãosabemos o que irá acontecer.

Se planejo ser engenheiro, pode ser que a construção civil saia de moda.

Se planejo ser rico, a crise pode vir e acabar com tudo.

Se planejo casar, pode vir uma situação e romper o relacionamento.

Se planejo ser pai, pode ser que minha esposa não possa ter filhos.

Se não quero viver muito, posso chegar aos 100 anos desejando morrer.

Se quero viver muito, algo pode me tirar a vida cedo.

Se planejo morar no interior, pode ser que encontre algo que me prende na capital.

Se pretendo ficar pra sempre na capital, pode ser que uma boa oportunidade me surja o interior

E aí? Um "plano B" não é necessário?

O Livro "Quem Mexeu no Meu Queijo", que li esses dias, muito bom por sinal, fala exatamente disso. Da acomodação nos sonhos. As pessoas pensam ter chegado ao ponto final, à concretização e descansam. Aí surge o tal imprevisto. O que fazer? Esperar voltar ao normal ou procurar uma nova saída? Foi isso que os dois ratinhos do livro fizeram: quando virma que acabou queijo, foram procurar queijo novo e fresco. Ao passo que os dois homenzinhos ficaram lamentando a falta do queijo e passando fome em sua confortável casa.

Não falo que uma pessoa deva viver sem perspectivas. Deve sim ter desejos na vida e lutar, mas estar preparado caso o que se sonhou não se cumpra, ou seja, sonhe, mas não se prenda aos seus sonhos, pois você pode acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, acrescentar ou discordar de algo. Mas lembre-se que que escrevo aqui reflete apenas a MINHA opinião, e essa opinião pode nem sempre ser a mais ideal.

Caso tenha dificuldade de escrever por aqui (o Blogger sempre gosta de dificultar as coisas) envie email para weslleytalaveira@blognovasideias.com